A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra.

A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.

Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.

A partir de novembro de 1996, ganhou sede própria, universalizou seu atendimento, iniciou suas atividades acadêmicas e parcerias com o setor público e da sociedade civil, sendo a UCAD - Jardim Ângela a iniciativa pioneira.

O desenvolvimento destas atividades lhe proporcionou autonomia progressiva, concretizada em ações como: criação de linhas pesquisa financiadas pela FAPESP, ampliação do repertório de cursos oferecidos, parceria com Centro de Estudos do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.

Tais ações possibilitaram a captação de recursos e culminaram na aquisição de uma nova casa, que foi anexada à sede inicial, em março de 2002.

A UNIAD se transformou em centro de excelência em ensino, pesquisa, prevenção e tratamento do uso de indevido de álcool, tabaco e outras drogas.

A equipe do serviço quintuplicou, programas especiais de prevenção e atendimento foram criados, o know-how de ensino é um dos melhores do país, mais de vinte linhas de pesquisa foram ou estão sendo implementadas.

Uma referência nacional na área dos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

         
         

Resultados do II LENAD

lenadII

RELATÓRIO FINAL - II LENAD

Screen-Shot-2014-05-10-at-18.04