Setembro amarelo: entenda a importância do mês de prevenção ao suicídio
O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro; mas a campanha, que neste ano de 2023 tem o lema Se precisar, peça ajuda!, ocorre durante todo mês.
Segundo Rafael Bernardon Ribeiro, médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atual Coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, muitos casos de suicídios estão relacionados a alguma doença mental, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia. Mas além disso, o abuso de substâncias psicoativas, como o álcool, também pode estar associado como um fator de risco importante.
A primeira coisa, segundo aconselha Rafael Bernardon, é não julgar e/ou desqualificar o sofrimento da pessoa. O médico lembra que nesse processo existem uma série de fatores que alteram a visão dessa pessoa sobre o mundo, que alteram o seu processo de decisão. Ou seja: existe um afunilamento que faz com que a pessoa não veja outra saída.
Leia mais em: https://agenciaaids.com.br/noticia/setembro-amarelo-entenda-a-importancia-do-mes-de-prevencao-ao-suicidio/