HUB está prestes a completar dois anos de atuação com mais de 47 mil atendimentos

A iniciativa integra as ações da atual gestão para oferecer tratamento e recuperação a dependentes químicos e pessoas em situação de rua que fazem uso de substâncias psicoativas na Cena Aberta de Uso, localizada na região central da capital paulista.
A unidade desempenha um papel essencial no encaminhamento de pacientes para a continuidade do tratamento em serviços especializados. Entre abril de 2023 e ao longo de 2024, foram realizados 21.318 encaminhamentos para hospitais especializados, casas terapêuticas, comunidades terapêuticas e outros equipamentos de saúde, como prontos-socorros, unidades básicas de saúde, ambulatórios médicos de especialidades e hospitais gerais. O número de encaminhamentos cresceu 44% entre 2023 e 2024, passando de 8,5 mil para 12,3 mil, evidenciando a crescente demanda e a importância da articulação entre os serviços de saúde para garantir um cuidado contínuo e integral aos pacientes.
Segundo a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, a média diária de pacientes atendidos e que passaram por triagem foi de 42, desses, 33 foram encaminhados para algum equipamento de saúde e social.
O psiquiatra Dr. Quirino Cordeiro, referência nacional no tratamento da dependência química, é o diretor do HUB. Com ampla experiência na formulação de políticas públicas e na coordenação de serviços especializados, ele atua na estruturação de estratégias eficazes para a recuperação dos pacientes, assegurando um atendimento humanizado e fundamentado em evidências científicas.
Os pacientes são atendidos por equipes compostas por médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que trabalham juntos para oferecer suporte adequado às necessidades individuais de cada pessoa.
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
https://www.agenciasp.sp.gov.br/desde-inauguracao-hub-de-cuidados-realiza-quase-50-mil-atendimentos/