20 de fevereiro de 2025

HUB está prestes a completar dois anos de atuação com mais de 47 mil atendimentos

13 de fevereiro de 20255min89
thumbnail_image (2)
O HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas do Governo de São Paulo, gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), está prestes a completar dois anos de atuação. Desde sua inauguração, em abril de 2023 até janeiro de 2025, a unidade já realizou 47.661 atendimentos gerais.

A iniciativa integra as ações da atual gestão para oferecer tratamento e recuperação a dependentes químicos e pessoas em situação de rua que fazem uso de substâncias psicoativas na Cena Aberta de Uso, localizada na região central da capital paulista.

A unidade desempenha um papel essencial no encaminhamento de pacientes para a continuidade do tratamento em serviços especializados. Entre abril de 2023 e ao longo de 2024, foram realizados 21.318 encaminhamentos para hospitais especializados, casas terapêuticas, comunidades terapêuticas e outros equipamentos de saúde, como prontos-socorros, unidades básicas de saúde, ambulatórios médicos de especialidades e hospitais gerais. O número de encaminhamentos cresceu 44% entre 2023 e 2024, passando de 8,5 mil para 12,3 mil, evidenciando a crescente demanda e a importância da articulação entre os serviços de saúde para garantir um cuidado contínuo e integral aos pacientes.

 

Segundo a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo,  a média diária de pacientes atendidos e que passaram por triagem foi de 42, desses, 33 foram encaminhados para algum equipamento de saúde e social.

 
Dr. Quirino Cordeiro
O psiquiatra Dr. Quirino Cordeiro, referência nacional no tratamento da dependência química, é o diretor do HUB. Com ampla experiência na formulação de políticas públicas e na coordenação de serviços especializados, ele atua na estruturação de estratégias eficazes para a recuperação dos pacientes, assegurando um atendimento humanizado e fundamentado em evidências científicas.  
A importância do tratamento especializado
A dependência química é uma condição crônica e complexa exigindo acompanhamento especializado e estratégias personalizadas de tratamento. O HUB oferece não apenas atendimento emergencial, mas também acompanhamento contínuo, fortalecendo o cuidado para reduzir recaídas e promover a recuperação.

Os pacientes são atendidos por equipes compostas por médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que trabalham juntos para oferecer suporte adequado às necessidades individuais de cada pessoa.

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content