Fumou maconha e passou muito mal? Pode ser algo mais sério do que imagina

A Síndrome de Hiperêmese por Canabinoides (SHC) é uma condição pouco conhecida, mas cada vez mais reconhecida entre usuários crônicos de maconha. No artigo escrito pela psicóloga clínica Ilana Pinsky para a Veja Abril, ela explica que a SHC se caracteriza por episódios cíclicos de náusea intensa, vômitos persistentes e dor abdominal, muitas vezes aliviados temporariamente por banhos quentes. A síndrome surge devido à desregulação dos receptores canabinoides, resultando em um efeito paradoxal no organismo.
Casos fatais já foram documentados, incluindo uma jovem que sofreu arritmia cardíaca devido à hipocalemia causada pelos vômitos persistentes. No Brasil, a SHC ainda é pouco diagnosticada, pois seus sintomas podem ser confundidos com outros problemas gastrointestinais. O único tratamento eficaz é a interrupção do uso de maconha, já que medicamentos oferecem apenas alívio temporário. Com o aumento do consumo de cannabis, Ilana Pinsky destaca a importância de que usuários e profissionais de saúde estejam atentos a essa síndrome para evitar complicações graves.
Texto completo: https://veja.abril.com.br/coluna/mens-sana/fumou-maconha-e-passou-muito-mal-pode-ser-algo-mais-serio-do-que-imagina