8 de janeiro de 2025

VIII Congresso e XXVI Jornadas da Sociedade Portuguesa de Alcoologia

19 de julho de 20189min20
87a81f5eac1048ca8f40acdd387b0f52

Porto, 11 e 12 de Outubro de 2018 – Auditório Biblioteca Almeida Garrett

Alcoologia, Quo Vadis?

Mais uma vez, agora no coração da “mui nobre, leal e sempre invicta” cidade do Porto, a Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA) está a organizar o seu grande encontro.

Porque já vem longa a história da Sociedade e longínqua a sua constituição (em 1986), é tempo de, alicerçados sobre a competência, o entusiasmo e a clarividência de quantos nos precederam, nos questionarmos hoje, de forma particularmente atenta, sobre os momentos difíceis que vivemos, as vicissitudes organizativas, os constrangimentos práticos que vêm fazendo parte do quotidiano de quem lida (e se perturba e inquieta…) com as várias facetas e os diversos protagonistas dos Problemas Ligados ao Álcool em Portugal, cuja dimensão e gravidade vem mantendo preocupante magnitude.

O tema do nosso Congresso – “ALCOOLOGIA – QUO VADIS?” , surge assim naturalmente como pano de fundo para estes dois dias de debate, troca de experiências, clarificação de conceitos, atualização de conhecimentos, em torno das grandes questões que se colocam hoje à Alcoologia em Portugal, definida como “… a disciplina consagrada a tudo o que se refere ao mundo do álcool etílico, à produção, conservação, distribuição, consumo normal e patológico com as implicações deste fenómeno, causas e consequências, seja ao nível coletivo, nacional e internacional, social, económico e jurídico, seja ao nível individual, espiritual, psicológico e somático…”.

Quo Vadis, sim (expressão latina que traduzimos “para onde vais/ para onde vamos?”), mas também: porque vamos? como vamos? com quem vamos…

Da investigação à clínica, passando pelos aspetos históricos e neurobiológicos, não esquecendo a formação, as respostas institucionais e outros temas, vimos pois convidar todos os interessados (não só médicos e profissionais de saúde, mas também enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores, educadores, estudantes, juristas, autarcas…) a juntarem-se a nós e a várias personalidades marcantes da ciência e da sociedade portuguesa que se vêm preocupando com estas matérias e aceitaram partilhar e debater os seus saberes e experiência; o programa (que recomendamos não deixe de visualizar com atenção) inclui Conferências, Painéis e Workshops, estando também previstas Comunicações Livres e Pósters.

Porque “caminhando” juntos, poderemos chegar mais longe… esperamos por todos e cada um no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, junto ao Palácio de Cristal.

Até breve!

Pela Comissão Organizadora

Augusto Pinto (Presidente da SPA)

Ficha de Inscrição

Ver Flyer || Ver Programa || Normas dos Pósters || Normas das Comunicações Livres || Normas dos Workshops


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content