8 de janeiro de 2025

16a Conferência da Federação Europeia de Comunidade Terapêuticas – ‘Pathways of Care to Recovery”

3 de outubro de 20178min24
855be0747e419b8e52bfa21e86b8b8c1

A Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota do Instituto Bairral de Psiquiatria participou da 16a Conferência da Federação Europeia de Comunidade Terapêuticas‘Pathways of Care to Recovery” (Caminhos de Cuidados para a Recuperação), que aconteceu no Dublin Castle, em Dublin, Irlanda, entre os dias 20 e 22 de setembro de 2017, apresentando a sua metodologia e os números nesses seus 5 anos de funcionamento. A CT Santa Carlota atualmente atende 75% de sua capacidade, dependentes de crack e outras drogas encaminhados pelo CRATOD – Centro de Referência de Tabaco e Outras Drogas, em São Paulo, sendo que a maioria dos casos, vindos da “Cracolândia”, em situação de rua, com vínculos rompidos, e uma desorganização psicossocial integral.

Foram 60 apresentações de diferentes países da Europa, Austrália, Índia, Rússia, Israel, Paquiistão, Grécia, Oriente Médio, Escandinávia, dos Estados Unidos e contou com palestrantes renomados no mundo da prevenção e tratamento das dependências, entre eles: Dr. George De Leon, George De Leon: reconhecido como a principal autoridade em tratamento e pesquisa em Comunidade Terapêutica, é Professor Clínico em Psiquiatria na Universidade de Nova York, publicou mais de 170 artigos e capítulos científicos, criou e editou sete livros e monografias, incluindo A Comunidade Terapêutica: Teoria, Modelo e Método, considerado o livro mais importante no campo; Gilberto Gerra: Chief of Drug Prevention and Health, Division for Operatios, United Nations Office on Drugs and Crime, Viena – Austria; Dr. Eamon Keenan: Ireland; Naya Arbiter: New Mexico (US); David Best: Fouder of Australian Recovery Academy (UK); Sharon Dawe: Professor in Clinical Psychology at Griffith University. Author of Mothering Justice, (UK); Professor Catherine Comiskey: Trinity College Dublin, Ireland; Wouter Vanderplasschen: Belgium; Michael Donnellan: Irland; Rod Mullen: EEUU; Jo-Hanna Ivers: Trinity College Dublin, Ireland.

A Conferência foi dividida em três grandes tópicos que direcionaram todos os trabalhos apresentados: Gênero, Mulheres e Famílias; Tratamento na Prisão e Ambientes Seguros e; Saúde Mental, bem-estar e dificuldades intelectuais.

Atualmente, a CT Santa Carlota atende 100 dependentes de álcool e outras drogas, através de parceria público-privada entre o Instituto Bairral e a Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo.

O trabalho apresentado foi coletado durante os cinco anos de existência da CT e um comparativo entre esses dados e os últimos 21 meses, quando a CT Santa Carlota passou a oferecer 75% de seus leitos para a população encaminhada pelo CRATOD, principalmente vindos da “cracolândia”. Com o total apoio de Nivaldo José Caliman, Diretor Superintendente do Instituto Bairral de Psiquiatria, foi elaborado e apresentado por Maurício Landre, Coordenador Técnico da CT Santa Carlota, Graduado em Serviço Social e Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, com a colaboração de Aline Cristina da Silva, estudante de Serviço Social e Assistente Administrativa Executiva da CT e Ricardo Moriyama, responsável pelo Marketing do Instituto Bairral, com a Supervisão de Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira, Professor Titular do Curso de Psiquiatria da UNIFESP.

IMG 3298

A CT Santa Carlota já atendeu mais de 1.500 usuários crônicos de álcool e drogas e maais de 9.000 familiares em seus 5 anos de vida. Em outubro de 2015 passou a atender 75% dos seus acolhidos vindo da região central de São Paulo através do CRATOD. A taxa de conclusão do tratamento para esse perfil de comprometimento é próxima dos 44% em comparação com os que vieram encaminhados de outras regiões, que foi de 54%.

A presença de George De Leon e outros líderes mundiais na área da prevenção e tratamento, durante a apresentação oral da CT Santa Carlota e de nossos resultados abrilhantou o momento que ocupou toda a plenária.

Após a apresentação o Coordenador da CT Santa Carlota, Maurício Landre e sua filha e intérprete Verônica Landre, tiveram uma reunião com Dr. De Leon para esclarecer mais detalhes de nosso programa que tem como idealizador da proposta Dr. Ronaldo Laranjeira, Professor de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e criador do Programa Recomeço no Estado de São Paulo e, a metodologia inspirada e embasada na experiência que Dr. De Leon explanou em seu livro: “A Comunidade Terapêutica: Teoria, Modelo e Método”.

Dr. George De Leon ficou impressionado com os dados, a estrutura e o programa da CT e acreditamos que suas impressões vão ser melhores quando pessoalmente conhecer todo nosso processo de acolhimento, recuperação e reinserção social.

Recentemente, nas comemorações do 5o Ano da CT Santa Carlota foi descerrada uma placa comemorativa onde Dr. De Leon é citado como Inspirador, junto de Dr. Ronaldo Laranjeira como Idealizador e, estamos ansiosos para que sua vinda nos brinde com seu conhecimento e suas sugestões.

IMG 2627


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content