Alesp debate prevenção e recuperação do uso abusivo de álcool e drogas
Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)
Da redação – Foto: José Antonio Teixeira
Mesa da audiência pública
O Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) da Assembleia Legislativa promoveu um encontro para debater a prevenção e a recuperação do uso abusivo de álcool e outras drogas, nesta quinta-feira (28/9), no auditório Franco Montoro. O “Movimento Sem Drogas” ocorreu pela segunda vez na Casa, e teve o apoio do Ministério Público do Estado, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Liga da Prevenção ao uso de Drogas, entre outras entidades.
Para o presidente do NAE, Paulo Roberto Bonjorno, o Brasil está engatinhando no trabalho de prevenção às drogas. “É preciso um projeto de lei que faça esse debate começar dentro das escolas, para dar noções a esses jovens”, disse. Bonjorno também lembrou que a dependência não ocorre só na fase juvenil. “O jovem cai nesse mundo por curiosidade, também existe uma codependência por parte das famílias e dos amigos, que muitas vezes sofrem mais que o próprio jovem”, declarou.
Segundo o representante da Procuradoria de Justiça, Mario Sérgio Sobrinho, o uso abusivo dessas substâncias causam problemas, mas há tratamento, prevenção e recuperação. “O indivíduo precisa de apoio e de ajuda, mas especialmente de uma oportunidade para receber cuidados, atenção e tratamento, o que acarretará mudanças significativas na vida da pessoa e da família”, disse.
De acordo com o presidente da Liga da Prevenção, José Florentino dos Santos Filho, a organização nasceu com o intuito de unir todos os prevencionistas do país. “A prevenção é algo barato, mas que ainda não é tratado como prioridade no Brasil. É difícil para um governante reservar verbas para o combate às drogas. Os números não mostram a real importância de se investir nisso.”
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi implantado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país. O projeto desenvolve um curso de prevenção ao uso de drogas e à violência, ministrado por policiais fardados dentro da sala de aula, para os alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental.