Grupos de Prevenção à recaída no CAPS AD do HUB

23 de setembro de 20232min30
52811058033_c326632612_6k

“Satisfação, honestidade, compostura, dignidade, humildade, calma”

O HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas oferece um ambiente de tratamento moderno e seguro. Um dos andares da unidade foi tematicamente decorado com o conceito de “Liberdade”, incorporando palavras-chave como satisfação, honestidade, compostura, dignidade, humildade e calma em sua decoração.

Este andar específico, chamado “Liberdade”, é dedicado ao atendimento de indivíduos que fazem parte do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), proporcionando um ambiente acolhedor e propício ao tratamento.

O HUB completou 05 meses e durante esse período, o CAPS prestou 10.881 atendimentos ambulatoriais, mantendo 575 pacientes fixos nessa modalidade de tratamento. Esses pacientes são organizados em equipes e participam de diversos grupos terapêuticos, incluindo o grupo de Prevenção à Recaída.

A recaída pode ser compreendida como um revés temporário no esforço de uma pessoa para mudar seu comportamento em relação ao uso de substâncias. Baseada nos princípios da teoria do aprendizado social, a prevenção da recaída é um programa de autogerenciamento que abrange treinamento de habilidades comportamentais, intervenções cognitivas e ajustes no estilo de vida.

É fundamental que o paciente assuma a responsabilidade pelo seu processo de mudança, participando ativamente dos grupos terapêuticos e colaborando com a equipe de tratamento. Nos grupos de prevenção à recaída, juntamente com os profissionais, são identificados fatores de risco para ajudar a evitar a recaída e manter a abstinência, capacitando os pacientes a enfrentar com sucesso os desafios em seu caminho para a recuperação.

O HUB fica na Rua Prates, nº 165 – Bom Retiro / São Paulo


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content