ABP TV – PEC Nº45/2023: O que é e quais as consequências da descriminalização das drogas

24 de abril de 20243min11

No último dia 16 de abril, em votação no Senado Federal foi aprovada em segunda instância por 52 votos a 9, a PEC Nº45/2023 que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de substância ilícita no país.

A Associação Brasileira de Psiquiatria, através de seus representantes, foi uma grande propulsora deste projeto de lei, apresentando dados científicos realizados pela revista The Lancet que apontam que países que tiveram esta liberação viram o número de usuários aumentar exponencialmente. Esta liberação seria devastadora e traria danos irreversíveis para o nosso país.

Para falar sobre este assunto e o quanto ele afeta a saúde mental da população brasileira, o ABP TV desta terça-feira, dia 23 de abril, recebe alguns dos psiquiatras presentes nas sessões realizadas no Plenário do Senado Federal que debateram o assunto.

Convidados:
Dr. Quirino Cordeiro – Professor Adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Dr. Ronaldo Laranjeira – Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas.

Dr. Sergio de Paula Ramos – Médico Psiquiatra e Psicanalista com 45 anos de experiência no tratamento de dependências químicas. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vice-Presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Álcool e outras Drogas (ABEAD). Membro do Conselho Consultivo da ABEAD.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content