15 de janeiro de 2025

Dia a dia das clínicas: Drogas ilícitas – Dr.  Marco Bessa entrevista o Dr. Ronaldo Laranjeira

2 de dezembro de 20243min76
baixados (32)

Dr. Marco Bessa conduziu uma entrevista exclusiva com o renomado psiquiatra Dr. Ronaldo Laranjeira, referência nacional e internacional no tratamento de dependências químicas. Confira um trecho desse importante diálogo:

Marco Bessa:
As dependências químicas representam hoje um grave problema de saúde pública, tanto no Brasil quanto no restante do mundo. Os dados epidemiológicos mostram que o consumo de drogas tem aumentado significativamente no Brasil, acompanhando, em parte, as tendências globais. Esse problema psiquiátrico, extremamente desafiador, exige muito dos profissionais que lidam com ele diariamente, especialmente daqueles que não possuem treinamento especializado. Para apoiar nossos colegas nesse enfrentamento, a ABP, por meio do seu Programa de Educação Continuada, tem a honra de receber o Dr. Ronaldo Laranjeira. Ele é uma autoridade na área, professor titular de Psiquiatria na UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, PhD em Psiquiatria pela Universidade de Londres, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da UNIFESP e do Instituto Nacional de Pesquisa em Álcool e Drogas.

Ronaldo Laranjeira:
Agradeço muito o convite, é uma honra participar do Programa de Educação Continuada da ABP. Concordo plenamente com o Dr. Marco Bessa: o Brasil enfrenta um problema severo relacionado às drogas. Curiosamente, observamos um paradoxo preocupante. Enquanto há uma tendência de queda relativa no consumo de drogas em várias partes do mundo, no Brasil, os números têm aumentado. O consumo de cocaína e crack, por exemplo, é um dos mais alarmantes. Essa situação se deve, em grande parte, à ausência de políticas públicas eficazes nos últimos vinte anos, que poderiam ter prevenido o crescimento desse problema.

Acompanhe a entrevista completa com o Dr. Ronaldo Laranjeira em https://www.uniad.org.br/wp-content/uploads/2024/12/18diaadiadaclinica.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content