Condutas de risco à saúde e indicadores de estresse psicossocial em adolescentes estudantes do Ensino Médio
Health risk behaviors and psychosocial distress indicators in high school students
Cad. Saúde Pública vol.27 no.11 Rio de Janeiro Nov. 2011
Priscila Diniz de CarvalhoI; Mauro Virgilio Gomes de BarrosII; Rodrigo Antunes LimaII; Carla Menêses SantosII; Edilânea Nunes MéloII
IFaculdade de Odontologia, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil
IIEscola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil
RESUMO
O objetivo deste artigo foi analisar a associação entre condutas de risco à saúde (tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e uso de drogas) e indicadores de estresse psicossocial em adolescentes estudantes do ensino médio. A pesquisa foi realizada com amostra constituída por 4.210 adolescentes estudantes de escolas públicas do Estado de Pernambuco, Brasil. O Global School-based Student Health Survey foi usado para coletar dados pessoais (demográficos e socioeconômicos) e comportamentais, e para obter medidas dos indicadores de estresse psicossocial (variáveis desfecho). Foram observadas prevalências de tristeza, sentimento de solidão, pensamento de suicídio, dificuldade para dormir devido à preocupação e planos de suicídio. Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e uso de drogas foi relatado, respectivamente, por 7,7%, 30,3% e 6,9%.
As prevalências de indicadores de estresse psicossocial foram maiores entre as moças, e as prevalências de exposição a condutas de risco à saúde foram maiores entre os rapazes. Concluiu-se com o estudo que o uso de drogas está diretamente associado ao pensamento e plano de suicídio e, entre as moças, o consumo de bebidas alcoólicas foi um fator associado ao estresse psicossocial.
acesse em pdf: condutas_de_risco_ensino_medio.pdf
Correspondência:
P. D. Carvalho
Programa de Pós-graduação em Hebiatria, Faculdade de Odontologia, Universidade de Pernambuco.
Rua Jonathas de Vasconcelos 427, apto. 803
Recife, PE 51021-140, Brasil.