As propagandas de bebidas alcoólicas associadas com esportes e a relação com o público jovem
O projeto intitulado As propagandas de bebidas alcoólicas associadas com esportes e a relação com o público jovem pretende analisar a relação da publicidade de bebidas alcoólicas com os esportes, tendo em vista a importância dessa relação e a preparação para o Brasil sediar eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Os autores incluirão, para tanto, a monitoração de violações ao código brasileiro de autorregulamentação publicitária, a publicidade via internet e a relação entre atléticas universitárias e publicidade de álcool. Por considerar pertinente e importante para a saúde pública, a FAPESP aprovou e financiará o estudo, que produzirá dados, inclusive, para subsidiar políticas públicas, alem de aprofundar a produção do conhe cimento no que diz respeito à publicidade de álcool e seu impacto para a saúde pública.
Autores: ¹Ilana Pinsky, ²Alan Vendrame, ³Ana Regina Noto
¹Graduada em Psicologia; Doutora em Ciências da Saúde; Professora Afiliada do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo); pesquisadora da UNIAD (Unidade de Pesquisa sobre Álcool e Drogas) do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.
²Graduado em Direito; Doutor em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Pós-doutorando em Ciências da Saúde pela UNIFEP.
³Graduada em Farmácia e em Psicologia; Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP; Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, na área de concentração DIMESAD (Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas)