Consenso brasileiro sobre políticas públicas do álcool
Acesse: Consenso brasileiro sobre políticas públicas do álcool.pdf
Consenso brasileiro sobre políticas públicas do álcool
Brazilian consensus on public policies on alcohol
Ronaldo Laranjeira e Marcos Romano
Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):73-83 /Políticas públicas do álcool
Um resumo de uma reunião na qual vários especialistas, representando diversas organizações médicas e universitárias brasileiras, criaram um consenso sobre as principais políticas que deveriam ser implementadas pelos diferentes níveis de governo no Brasil. Há mais de 30 anos a OMS vem buscando um consenso internacional sobre as ações com maior potencial de trazer benefícios sociais. Essa busca trouxe duas conclusões importantes: 1) A pesquisa estabelece, sem margem à dúvida, que existem medidas de eficácia comprovada para reduzir os custos e os danos relacionados ao uso de álcool, visando ao bem comum; 2) É possível desenvolver estratégias que influenciam tanto a quantidade de álcool consumida por uma comunidade quanto os comportamentos de consumo e os contextos de alto risco causadores dos problemas relacionados ao consumo de álcool. Os objetivos deste Consenso são:
1) Tornar as evidências científicas mais acessíveis para os que elaboram políticas públicas;
2) Facilitar a avaliação das diversas estratégias disponíveis segundo critérios de efetividade, suporte científico, custo e viabilidade de transposição cultural;
3) Familiarizar o profissional de saúde, e em especial os que trabalham em saúde mental, sobre as prioridades da política do álcool.
Descritores: Bebidas alcoólicas. Política social. Consenso.