Uso de maconha em casa aumenta risco de intoxicação em crianças
![image](https://www.uniad.org.br/wp-content/uploads/2025/02/image.png)
Um estudo conduzido nos Estados Unidos e publicado na JAMA revelou que crianças expostas à fumaça de maconha dentro de casa apresentam níveis de THC na urina até cinco vezes maiores. A pesquisa analisou 275 crianças da Califórnia, com menos de 14 anos, e comparou a concentração de THC na urina com a frequência de consumo dos adultos residentes.
Os pesquisadores utilizaram três métodos para medir a exposição: relatos dos pais, análise da qualidade do ar e detecção de partículas no ambiente. Apesar de os dados não serem estatisticamente significativos, os especialistas alertam para os riscos da exposição ao THC, incluindo impactos cognitivos, comportamentais e pulmonares, além de aumentar a vulnerabilidade ao uso precoce da droga.
Outro estudo, publicado na Preventive Medicine Reports, mostrou que crianças expostas à fumaça da maconha têm o dobro de chances de desenvolver problemas respiratórios, como tosse, bronquite e asma, além de condições dermatológicas.
A influência do consumo no ambiente familiar também foi evidenciada por uma pesquisa de 2023 com 1.800 adolescentes. Os resultados indicaram que quanto mais os jovens acreditam que pessoas próximas usam maconha, maior a chance de também consumirem a substância. Segundo especialistas, a exposição ao THC antes dos 24 anos pode comprometer o desenvolvimento do córtex frontal, aumentando os riscos de dependência, psicoses e esquizofrenia.