Janeiro Branco: SPDM apoia a saúde mental e emocional com atendimento especializado
A campanha busca conscientizar sobre a importância de procurar cuidado emocional e psicológico com profissionais e em serviços especializados
Janeiro Branco é uma campanha dedicada a chamar a atenção da sociedade à saúde mental e emocional, buscando conscientizar sobre a importância de cuidar da mente e buscar ajuda sempre que necessário. O mês de janeiro, por ser o início de um novo ano, convida todos a refletirem sobre suas vidas, relações sociais e o estado emocional. Este é o momento ideal para refletir e cuidar da saúde emocional e mental.
A saúde mental é fundamental para o bem-estar geral de qualquer pessoa, e transtornos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência química, entre outros, afetam milhões de brasileiros. Esses problemas podem se manifestar com sintomas como insônia, cansaço, alteração do apetite, irritabilidade, dificuldade de lidar com emoções e, em casos graves, até pensamentos suicidas. Ainda assim, todos esses transtornos podem ser tratados com acompanhamento especializado.
A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina oferece, por meio de diversas unidades, suporte integral para quem enfrenta dificuldades mentais, emocionais e psicológicas. Essas unidades oferecem atendimento especializado com uma abordagem multidisciplinar para o tratamento de doenças e distúrbios emocionais e psicológicos, prontos para oferecer tratamentos personalizados que envolvem cuidados médicos, terapias e atividades de reintegração social, que auxiliam na recuperação e no fortalecimento emocional.
Unidades SPDM no cuidado da saúde mental e emocional:
AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur
O AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur, localizado na Zona Norte de São Paulo, é uma referência no tratamento de transtornos mentais. A unidade oferece atendimento especializado para pacientes com doenças como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, e transtornos de personalidade.
A equipe multidisciplinar é composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais altamente qualificados. O AME tem capacidade para atender até 4.500 pacientes, com uma média de 2 mil pacientes novos por ano, com 27 médicos psiquiatras e mais de 140 profissionais no seu quadro de funcionários.
Além do acompanhamento médico, a unidade realiza terapias em grupo e oficinas terapêuticas, com atividades que incluem recursos artísticos, jogos e outras práticas que auxiliam na recuperação. O atendimento é realizado para pacientes encaminhados via a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Fachada do AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur
Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas
O Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, localizado na Luz (região central da cidade de São Paulo), é uma unidade do Governo do Estado de São Paulo dedicada ao atendimento de pessoas em situação de dependência química. A unidade oferece tratamento contínuo e acompanhamento para indivíduos que enfrentam a dependência de substâncias como crack, álcool e outras drogas.
Os pacientes podem ser encaminhados para internação e reabilitação, e a unidade conta com 40 vagas para acolhimento assistido. Com uma equipe de cerca de 320 profissionais especializados, e 60 leitos de enfermaria. A unidade oferece acolhimento 24h, com avaliação de riscos médicos e clínicos, além de leitos de hospitalidade, centros de monitoramento e apoio à reintegração social.
O Hub também se destaca pelo trabalho integrado com outras políticas de saúde e assistência social.
Fachada do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas
CAISM Vila Mariana
O Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), localizado na Vila Mariana, é uma unidade de referência na cidade de São Paulo para o tratamento de transtornos mentais e psicológicos. O CAISM oferece cuidados a pacientes com transtornos psiquiátricos, incluindo os decorrentes do uso de substâncias psicoativas, e atende pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.
A unidade conta com quatro modalidades de atendimento: Ambulatório, Hospital Dia, Pronto-Socorro e internação psiquiátrica, com a capacidade de atender uma grande demanda de pacientes. São 30 consultórios no ambulatório, 50 vagas no Hospital Dia, 12 leitos no pronto-socorro e 48 leitos de internação.
O CAISM também conta com uma unidade de internação especializada para autismo e oferece tratamento integrado com cerca de 128 psiquiatras e 181 profissionais de diversas áreas, como psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. A unidade busca oferecer atendimento integral, focado no acolhimento e na reabilitação dos pacientes.
Fachada do CAISM Vila Mariana
Hospital Lacan
O Hospital Lacan, localizado na cidade de São Bernardo do Campo (região metropolitana de São Paulo), é especializado no tratamento da dependência química e suas comorbidades, atendendo pacientes adultos e adolescentes. Com uma equipe multidisciplinar composta por 22 médicos psiquiatras e cerca de 250 profissionais, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros, o hospital proporciona atendimento completo para a reabilitação dos pacientes.
Com 185 leitos, sendo 136 para adultos e 49 para adolescentes, o Hospital Lacan se destaca pelo seu projeto terapêutico focado na estabilidade psíquica dos pacientes, buscando a abstinência e promovendo a reintegração social.
A unidade oferece tratamento baseado em evidências científicas, terapias psicoterapêuticas, filosofia de 12 passos desenvolvida pelas organizações Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), e um ambiente terapêutico empático que envolve a participação ativa dos familiares.
Durante a internação, os pacientes são submetidos a avaliações individuais e participam de grupos terapêuticos que contribuem para sua recuperação. A unidade também realiza encaminhamentos para serviços de apoio após a alta hospitalar, buscando garantir a continuidade do tratamento e a reintegração plena à sociedade.
Fachada do Hospital Lacan
02/01/2025