Parte da equipe do HUB já está atuando na Busca Ativa aos dependentes químicos na região da cracolândia
A SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) está contratando cerca de 200 profissionais para atuar no HUB de cuidados em crack e outras drogas, parte desses profissionais serão destinados para abordagens e atendimentos, especialmente para atuar na busca dos dependentes químicos que frequentam a região da cracolândia, alguns já estão trabalhando.
Abordar pessoas com transtornos decorrentes do uso de substância psicoativa exige conhecimento na área da dependência química, os dependentes químicos passam por estágios 05 estágios de motivação para a mudança: pré-contemplação, contemplação, ação, manutenção e recaída. Cada estágio representa um nível diferente de prontidão à mudança, sendo que o nível de pré-contemplação representa o nível mais baixo de prontidão à mudança, cabe ao profissional do HUB identificar em qual estágio o dependente se encontra e trabalhar a ambivalência, entre aceitar o tratamento ou continuar na mesma situação fazendo uso de drogas.
Importante destacar que para cada um desses estágios para mudança há uma intervenção específica centrada no cliente e/ou paciente, empática que ajuda na construção do vínculo, chamada Entrevista Motivacional, é um estilo de comunicação colaborativa que se utiliza da escuta reflexiva que estimula a mudança facilitando a tomada de decisão.
O diretor do HUB Dr. Quirino Cordeiro, a gerente de enfermagem Aline Corrêa, a supervisora de enfermagem Wiviane Falasca e Anna Carolina coordenadora da equipe multiprofissional, acompanharam esse momento.