O site GAÚCHAZH Saúde trás a opinião de especialistas em saúde sobre alguns pontos polêmicos da nova política nacional de drogas
Flavio Pechansky este tipo de internação precisa ser colocado em prática quando o indivíduo está pondo em risco a própria vida ou a de alguém. Esta decisão precisa ser muito criteriosa e avaliada medicamente.
Antonio Nery Filho focar na abstinência como solução é desconsiderar os problemas que levam a pessoa a tornar-se um usuário (de droga).
Ronaldo Laranjeira defende o uso da internação involuntária no caso de pessoas que se mostrem agressivas. Mas ela não pode ser feita em massa, porque nem temos estrutura para isso. A internação involuntária é para situações extremas e leva em consideração um dos princípios do SUS que afirma que cada pessoa deve receber serviço de acordo com sua necessidade.
Os especialistas também falaram sobre Comunidades Terapêuticas, acompanhe a matéria: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2019/05/especialistas-em-saude-avaliam-pontos-polemicos-da-nova-politica-nacional-de-drogas-cjvxv0kce06dw01peo8vks3kd.html