moodleinpad    

       

HOSPITAL CANTAREIRA - http://cantareira.spdm.org.br/

 

AMOR EXIGENTE - http://www.amorexigente.org.br/

 

CRATOD - http://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/

 

ALAMEDAS - Tratamento e Reabilitação da Dependência Química
Reabilitação Psicossocial tornou-se um paradigma de sucesso terapêutico dentro das políticas de saúde mental contemporâneas. Quando o indivíduo alcança o tratamento, por menos que perceba, encontra-se prejudicado em vários campos da vida, tais como: saúde física e mental, escola, trabalho, vida familiar, compromissos, relacionamentos sociais e interpessoais e nas suas atividades sócio-culturais. O tratamento deve então ser considerado dentro de uma ampla gama de ações no qual o usuário é capaz de construir um novo estilo de vida. Atentos à problemática, o ALAMEDAS - TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA, disponibiliza opções terapêuticas preocupadas não apenas com a abstinência, mas também com a reinserção social. Suas atividades são multidisciplinares com ações inter-setoriais em regime de atenção diária das 9h às 18h.

AME - Psiquiatria Dra Jandira Masur (Vila Maria)
O AME-Psiquiatria, como os demais Ambulatórios Médicos de Especialidades do Estado de São Paulo, consiste em um nível secundário de atenção, destinado a pacientes que necessitem consultar-se com médicos especialistas. Ele funciona como referência tanto para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como para receber pacientes provenientes dos hospitais terciários que necessitem de cuidados especializados. O objetivo do AME-Psiquiatria é o de melhorar o acesso ao tratamento aos pacientes com transtornos mentais graves que necessitem de avaliação e atendimento psiquiátrico e saúde mental especializados. Dessa forma, possibilita ampliar o espectro de serviços a serem oferecidos à comunidade e tem como características diferenciais a presença de critérios para encaminhamento, a necessidade de agendamento prévio das consultas, foco na estabilização clínica e na elaboração de diagnóstico e tratamento, a presença de critérios para alta e um modelo transversal de acompanhamento. Nesse sentido, ele complementa o atendimento longitudinal focado na reabilitação e na reinserção psicossocial oferecido pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), fortalecendo, com os demais equipamentos a rede de atenção integral à saúde mental.

 

Instituto Bairral - Itapira
O centro de saúde de cada município faz a triagem dos casos de desintoxicação e os encaminha à Central de Vagas de São João da Boa Vista, serviço estadual que distribui as vagas ao Bairral conforme a capacidade de atendimento.Com capacidade para prestar serviço a cerca de 1,2 mil pessoas por ano, atende 62 municípios paulistas, onde o Instituto Bairral é referência. O diretor Oliveira adianta que em fevereiro de 2010 começam a atuar conselheiros dos Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA) para complementar as atividades do projeto. Os conselheiros são ex-usuários de drogas que compartilharão suas experiências de vida com os internos. Planeja-se realizar palestras diárias, geralmente no final da tarde. O Instituto Bairral de Psiquiatria existe desde 1937. Localiza-se numa área verde e construída de 40 hectares. Ao todo, a unidade reserva 511 leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 105 vagas criadas recentemente. As demais se destinam ao atendimento de quadro psiquiátrico. Outros 309 leitos são oferecidos a pacientes conveniados e particulares. Na área privada, a assistência é considerada diferencial por tratar dependentes de álcool e drogas, portadores de neuroses, transtornos psicóticos em clínicas específicas, de acordo com o diagnóstico. O Bairral possui clínicas com estrutura, equipes e projetos terapêuticos conforme a doença. Exclui a possibilidade de convivência de pacientes que nada têm em comum, o que assegura grande avanço no tratamento. A unidade de Itapira é a segunda clínica pública para adultos dependentes de álcool e drogas criada pelo Estado.
Os leitos são geridos pelo sistema SUS, através de uma Central de Regulação na DRS XIV (Delegacia Regional de Saúde) - fone (19) 3634-2845 em São João da Boa Vista (SP).Para maiores informações, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Outros endereços de CAPS na cidade de SÃO PAULO

(abra arquivo atualizado fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)

Mais endereços - onde_procurar_ajuda.pdf

 

         
         

RELATÓRIO FINAL - II LENAD

Screen-Shot-2014-05-10-at-18.04

Resultados do II LENAD

lenadII